quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Utilidade Gatal

Um grande problema enfrentado pelos nossos bigodes é o surgimento de fecalomas, bolas que se formam no intestino, devido a ingestão dos pelos durante o “banho de gato”. Esses pelos junto com o bolo fecal ocasionam a obstrução intestinal nos bichinhos. Coitadinhos, é um sofrimento! Muitos conseguem vomitar esses bolos de pelo, outros eliminam pelas fezes, mas quando isso não acontece ocorre a obstrução e se não corrermos logo, acabam morrendo por septicemia. Essas bolas são duras e quase sempre perceptíveis ao toque, mas deixe que o vet faça isso. Dicas: Escovar sempre que possivel; Oferecer ervas ásperas, pois elas ajudam a provocar vomito. Quem mora em apartamento, procure ter um vaso com capim-limão, tambem conhecido como capim-cidrô(no Sul). Oferecer azeite de oliva, alguns gostam. Também o óleo da sardinha em lata é bom. Produtos como pastas. Gatos de apartamento são mais propensos a ter fecaloma. Observar se estão evacuando com regularidade e se as fezes estão muito secas. Em caso de dúvida, corra, pois é muito rápido a evolução do problema. Palavra de quem já passou por isso!

3 comentários:

Gata Lili disse...

meus amigatinhos persas, de pelos longos, sofrem mais deste problema do que eu, que tenho o pelinho curto.

Participe de minha rifa. Os prêmios são lindos e você ainda me ajuda!
http://lili-gata.blogspot.com/2009/10/rifa-da-gata-lili-participe.html

Clarice disse...

Glória, tenho um acidentado que já fez duas dúzias de enemas. Até os vets se espantam com a situação interna do bichinho.
Todas essas dica são muito boas. Tenho mudas de catnip que el comem de vez em quando e ficam doidões, mas ajuda na digestão e eliminação desas monstrengas.
Tem agora uns petiscos especiais para evitar a formação de bolas. Mas para aqueles que apresentam facilidade para obstruir, mesmo que não seja com bola de pelos, nada como Lactulose diariamente.

É um remédio para humanos, mas de tudo o que venho experimentando desde 2004(rações, comidas e óleos, remédios) foi o que resolvou o problema. Na farmácia tem com nomes tipo Colonac, Lactulona e Farlac. Não vicia e é bem fácil de dar com seringa.
E tem que correr mesmo. Se ficar um dia sem fazer sua sujeirinha já é sinalvermelho.
Beijos e miaus.

Clarice disse...

Correção de texto nem pensar, né? Caramba! "Enrubeci" de vergonha.
Abraço.